ENSINO MÉDIO

Componente Curricular

O componente curricular dos alunos das 1ªs as 3ªs Séries do Ensino Médio está embasado na Matriz Curricular de acordo com a LDB Nº 9394/96.

Formação Geral Básica:

• Sustentabilidade
  • Expressões Artísticas Literárias
  • Práticas de Laboratórios

Itinerário Formativo Integrado de Linguagens e suas Tecnologias com Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:

• Literatura Avançada
  • Oficina de Teatro
  • Laboratório de Produção Textual
  • Ética

Horário das Aulas

O horário das aulas para os alunos das 1ªs as 3ªs Séries está organizado da seguinte forma:

Aulas no Período da Manhã:

• Entrada: 07h15
  • Saída: 12h15

Aulas no Período da Tarde:

• Entrada: 13h30
  • Saída: 17h30

Calendário Letivo e Programações

Calendário Letivo 2024

Clique aqui e confira o Calendário.

Monitorias / Plantões

Com o objetivo de auxiliar na aprendizagem, o Colégio mantém o serviço de Monitorias nos componentes curriculares que se fizer necessário.

As monitorias ocorrem no período do contraturno, para todos os alunos, conforme calendário informado pela Coordenação Pedagógica.

Laboratório de Ciências da Natureza

As aulas  de laboratórios dos alunos do Ensino Médio estão organizadas conforme a Matriz Curricular.

Metodologia de Ensino

O Ensino Médio é direcionado dentro dos objetivos de aprendizagem da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), tendo o ENEM e o Novo Ensino Médio como parâmetros para desenvolver o ensino e a aprendizagem como foco na resolução de problemas e desenvolvimento das habilidades e competências exigidas pelo mundo contemporâneo.

Vestibular

Os alunos do Colégio São Francisco Xavier são preparados para fazer todos os vestibulares do país. Os simulados são aplicados bimestralmente no modelo ENEM no Sistema de Ensino Bernoulli.

ENEM / Simulados

Os simulados  têm o modelo ENEM (Prova I e Prova II), corrigidas pela TRI (Teoria de Resposta ao Item), fazendo com que a experiência de 3 anos no Ensino Médio os prepare para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

PAS

O PAS (Programa de Avaliação Seriada da UEM é uma das formas de ingresso nesta conceituada instituição. 20% das vagas são preenchidas pelos alunos após a Prova I ( 1ª série), Prova II (2ª Série) e Prova III (3ª Série).

Nossos alunos tem aulas específicas para o PAS no segundo semestre de cada etapa de prova no contraturno.